sexta-feira, 3 de maio de 2013

Superar Limitações


Esta imagem forte, que pode servir entre outras coisas como estímulo a quem acorda dividido entre a intenção de fazer uma atividade física e a vontade de ficar na cama por mais um tempinho, mostra a pista de atletismo recebendo toda a potência das pernas de Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo.
Atleta que do alto dos seus 1,96m de altura surpreende a todos com seu bom humor e como se apresenta descontraído antes dos eventos mais importantes do atletismo.

O que talvez poucos saibam é que ele tem escoliose na lombar e a perna direita 1,5cm mais curta que a esquerda. Em função dessa conformação do seu corpo, desde os 17 anos sofre de inflamação crônica no músculo semi-membranoso da perna esquerda. Este músculo, que fica na parte de trás da coxa e tem a função de dobrar o joelho e ajudar curvar o quadril, junto os outros feixes musculares que formam o quadríceps femural é altamente estressado quando o sorridente atleta chega a quase 45km/h na pista de atletismo. A passada da perna esquerda de Usain Bolt foi medida em 2,79m, enquanto a passada da perna direita mede 2,59m. A cada passada, segundo medições feitas no Reino Unido pouco antes dos Jogos Olímpicos, ele transfere o equivalente a 4 vezes e meia o seu peso para a pista.

"Um homem faz o que é preciso, apesar das eventuais consequências para si mesmo, apesar de suas dificuldades, apesar dos obstáculos com que se depara, dos riscos que se apresentam, e das pressões que sofre - esta é a base do caráter do gênero humano"
Winston Churchill

"Todas as adversidades e obstáculos que encontrei em minha vida me deram força e experiência para superar os obstáculos que vieram depois"
Walt Disney

"Um herói é uma pessoa comum que acha em si a força para persistir diante de obstáculos avassaladores"
Christopher Reeve

O fato de uma pessoa que não tem exatamente o biotipo perfeito para ocupar as posições mais altas na elite do esporte, alto e pesado demais, com uma perna mais curta, escoliose e lesões constantes, ter atingido o Olimpo onde os recordistas mundiais escrevem seu nome na história dos feitos humanos, nos serve de inspiração no sentido de mostrar que não há limites para o que podemos ser, apenas nossa fibra e nosso caráter nos limitam.

Este exemplo do esporte pode ser usado como lição de vida para o nosso crescimento como pessoas.   
Temos a vida toda para crescer e amadurecer, para desabrochar a essência do que somos e do que gostaríamos de ser, e as dificuldades e limitações não são capazes de impedir que as pétalas das nossas qualidades se abram, e que a fragrância do que somos seja liberada nos movimentos que juntos, formam o  viver.

Quando o obstáculo está dentro

"O homem aprende através da experiência, e o caminho espiritual é preenchido com os mais diferentes tipos de experiências. O homem encontrará muitas dificuldades e obstáculos, e estas são exatamente as  experiências que ele precisa para estimular e completar o processo de limpeza."
Sai Baba

Aceitar-se não é interditar o que se pode ser por reconhecer as próprias limitações. O processo de auto-conhecimento não termina quando se passa um recibo de somos menores em um determinado aspecto e temos outras qualidades para compensar. Dizer "isso não é para mim", "não dou conta", "não nasci para isso", etc é passar recibo das próprias limitações e aceitá-las como portas eternamente fechadas. O obstáculo se supera, se contorna, empregando mais inteligência, usando criatividade, obstinação, com um misto de paciência com as próprias limitações e inconformismo com a sentença que interdita possibilidades e rotula as pessoas para todo o sempre. 

Junto com o esforço de fortalecer suas qualidades, de adestrar sua habilidade de resolver problemas, vem a faxina de abrir mão de pensamentos e sentimentos que te amarram, te limitam, vem  o exercício de soltar a bagagem de mecanismos de auto-sabotagem que restringem seus movimentos, e liberar-se a tudo que você pode ser. 

A lucidez de saber que se outros podem, você também pode, a coragem de testar seus limites e com cautela, avançar naquilo que você é capaz de fazer, está presente no ser humano desde o nascimento. O bebê que arrisca seus primeiros passos não pensa que  não vai conseguir, ele simplesmente tenta o que nunca fez e aprende fazendo, tropeçando, caindo e levantando. Esse poder que nos permite aprender e avançar está dentro de nós e ao nos reconectarmos a essa energia, o que podemos fazer pode ser surpreendente até para nós mesmos.



2 comentários:

  1. oi Bruno,seu texto é maravilhoso...de muita clareza...verdades incontextáveis...
    Eu digo que os maiores otimistas são aqueles que, apesar do que vivem ou observam, continuam apostando na vida, trabalhando, cultivando afetos e tendo projetos.

    um grd abraço e obrigada pelo carinho de sempre...

    Zil

    ResponderExcluir
  2. Olá, Zilmar!

    Fico feliz que tenha gostado do texto, e agradeço a sua complementação sábia. De fato, o otimista não é aquele que faz vistas grossas para os aspectos negativos do que se apresenta aos seus olhos, mas quem escolhe focar nos aspectos positivos e neles investir. Outro grande abraço para você!

    ResponderExcluir