quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Laissez-faire

Laissez-faire é hoje expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência. Entretanto, eu tenho uma outra definição mais pessoal, que me guia nos meus atos diariamente. Para mim, é isso:

Laissez-faire  é um respeito pelo livre-arbítrio das pessoas, e uma coisa que eu acredito que seja uma das mais importantes características que uma pessoa de caráter precisa ter. É entender que as decisões que uma pessoa toma são reflexo das suas crenças, experiências pregressas, estado emocional e os elementos que ela tem para formar seu raciocínio. 

Laissez-faire é respeitar essa pessoa sem condená-la porque ela tem uma verdade é diferente da sua, porque você faria diferente naquela situação. É entender que as decisões daquela pessoa afetam em primeiro lugar ela mesma. Laissez-faire é se dar conta de que pode não ser da sua conta.

Me lembro que eu tinha 11 anos e aprendi esse conceito e resolvi adotá-lo daí em diante na minha vida. Vesti a camisa disso tão fortemente que chego por vezes a exagerar no laisser-faire.


Como pode ser isso?


É ver uma pessoa fazendo uma coisa que eu sei que vai dar errado, vai prejudicá-la, nem que seja na forma de uma mera perda de tempo, e ficar calado, inerte, sem tentar ajudá-la, porque a vida é dela, porque ela não me pediu conselho ou ajuda. Uma não-intervenção por respeito ao julgamento daquela pessoa.
 
Ás vezes me pego pensando se esse laisser-faire em excesso não é me omitir diante da vida, se não é egoísmo de não mexer um dedo por uma pessoa quando uma ação minha poderia ser benéfica para ela.

 
Eu tenho essas dúvidas às vezes.

Mas minha tendência mais forte é mesmo deixar as pessoas viverem suas vidas do jeito que elas acharem melhor. Eu sou assim. Acredito em certas coisas, tenho meus princípios, mas não sou de impor minhas verdades. Sou mais ou menos um anti-evangélico, pois enquanto um diz "ide e pregai" eu digo "que cada um percorra o seu próprio caminho e descubra sua própria verdade. Ninguém pode percorrer seu caminho por ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário